quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quase cem anos de genialidade.


Saiu hoje a notícia da aposentadoria de Gabriel Garcia Márquez, aos 82 anos, um dos principais representantes do chamado "realismo fantástico", e pioneiro nesse estilo na américa latina.

Mais do que isso, "Gabo" foi um dos grandes escritores sulamericanos, que em uma época perigosa, posicionou-se à esquerda de um mundo dividido.

Tal gama de pensamentos transparecem, e muito, em seus romances e contos, mas quando questionado sobre o seu principal tema, sem titubear, ele respondia: "a solidão".

Seus personagens poderiam ser melancólicos, alegres, inteligentes, tapados, irônicos, destinados, predestinados, mas acima de tudo, eram solitários, como todo bom ser humano perdido nos labirintos de suas próprias vidas.


"... porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tem uma segunda oportunidade sobre a terra."

Um comentário:

Maikon K disse...

Eu fico pensando pq o tal "realismo fantástico" não me agrada. quem sabe seja pq os meus pensamentos durante as caminhadas ou enquanto pedalo sejam de fato uma fantasia que leva a minha realidade próxima do fantástico.
sei lá, devo tá escrevendo merda.
Tá tarde e acabei de o filme o lutador, com mickey rouke, chorei mto....quem sabe isso tenha feito escrever tamanha merda.
inté.